segunda-feira, 24 de maio de 2010

Oceânica finaliza projeto de lançamento da P-59 e P-60

Desde setembro de 2009 o departamento de hidrodinâmica da Oceânica Offshore vem se dedicando aos ensaios do lançamento das plataformas P-59 e P-60 da Petrobras.

Os ensaios foram solicitados pelo Consórcio Rio Paraguaçú, formado pela parceria entre a Odebrecht, Queiroz Galvão e UTC Engenharia, que venceu a licitação para construção das plataformas. O principal objetivo foi a calibração e comprovação de resultados obtidos através de cálculos numéricos desenvolvidos para o lançamento.

A excessiva preocupação do Consórcio vem do fato de que projeto prevê que o lançamento das plataformas seja realizado a partir da balsa BGL-2, também da Petrobras. A ideia é financeiramente muito interessante, pois dispensaria a contratação de terceiros ou a construção de rampas de lançamento, porém um pouco arriscada, já que as plataformas possuem empuxo elevado e lançamento por balsa destas unidades não são completamente conhecidos e estudados.

Exemplo de plataforma auto elevatória, como a P-59 e P-60

Depois de meses de cuidados minuciosos com os detalhes dos ensaios, os resultados obtidos se mostraram bastante próximos dos apresentados por análises numéricas, confirmando a confiabilidade dos dados.

A plataforma P-59 deverá ser lançada até o final de 2010.

Um comentário: